sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

PROJETO GUARDIÕES DA ESCOLA






PROJETO GUARDIÕES DA ESCOLA / ARTE AMBIENTAL

Dois vídeos: dois trabalhos interligados. O primeiro é a apresentação da proposta dos Guardiões da Escola (E.M. Mario Piragibe), lançada em 2010, onde os alunos assumem o papel de "ativistas ambientais" para ações de conscientização, preservação e cuidado com o meio ambiente escolar, visando à construção de um ambiente agradável aos estudos e à convivência de toda comunidade escolar. O segundo vídeo mostra a experiência do grupo de alunos Guardiões da Escola num trabalho dentro da linguagem das Artes Visuais conhecida como "Arte ambiental" (arte contemporânea, de caráter efêmero, de intervenção e ocupação de um determinado lugar - "site specific" - com o objetivo muitas vezes de protesto, visando a reflexão sobre algum problema ambiental).





+





NOTA: As flores de papel usadas na intervenção artística foram feitas sob a orientação de D. Solemar num workshop de confecção de flores artificiais durante as aulas de Artes (05/2010).
Os desenhos dos murais anunciando as propostas são de Karen Silva (t.1801) e Carol Santos (t.1701); é também da Carol o desenho do crachá dos alunos Guardiões da Escola. Os desenhos, assim como as redações e pequenas frases que aparecem nos murais, foram feitos por alunos de todas as minhas turmas, engajados ou não no Projeto Guardiões da Escola (é voluntária a participação na proposta). Elegemos os mais representativos para os murais e o crachá. Os alunos fizeram, ainda, além destes, diversos outros trabalhos de artes visuais (HQ, pinturas, animações etc.) e de pesquisas sobre o tema "SAÚDE E MEIO AMBIENTE", que foi o que deu origem (em 2010) à proposta dos Guardiões da Escola.


Profa. Imaculada Conceição